voltar para página inicial

 
Dermatopodologia
A dermatologia podológica, ou dermatopodologia, é a área de intervenção da podologia direcionada ao tratamento das patologias que afetam a pele e unhas a nível dos pés. Ao verificar alguma das alterações que se seguem, aconselha-se que consulte um podólogo.
 
 
Podologia (diabéticos)
(pé de risco; pé reumático)
Os Podólogos estão altamente envolvidos na gestão da saúde do pé em pessoas com diabetes. Os pacientes diabéticos são mais propensos a problemas nos pés do que aqueles sem. Os pés nestas situações exigem uma avaliação regular para assegurar que não estão desenvolvendo problemas associados com a diabetes, incluindo danos nos nervos e comprometimento circulação.
 
 
Podologia Desportiva
(estudo funcional do pé do desportista)
O desporto em geral consiste num meio de recriação, prazer e diversão pessoal, podendo ser exprimido numa vertente de alta competição, ou numa vertente meramente amadora. A podologia desportiva, trata desde o desportista amador ao desportista de elite. Tem como objetivo a prevenção, o diagnóstico, e o tratamento das lesões no atleta.
 
 
Podologia Geriátrica
(intervenção no pé do idoso)
Reconhecer as alterações que ocorrem no processo de envelhecimento, objetivando um atendimento que contribua para o bem-estar, a segurança ao caminhar e a melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa, identificando as alterações e patologias que acometem seus pés.
 
 
Podologia Infantil
(tratamento do pé na criança)
 A Podologia infantil é uma necessidade mais comum do que se imagina e um caminho bastante eficaz para crianças (desde recém nascidos até 12 anos) no tratamento de onicocriptose, popularmente conhecido como unha encravada, responsável pelo processo onde parte da lâmina ungueal (unha)  penetra no tecido.
 
 
Podologia Preventiva
(prevenção em diversos âmbitos: desporto, Diabetes, Reumatismo)
Os pés são os pontos básicos de apoio do aparelho locomotor. São eles que asseguram a posição ereta (bípede). Os pés fazem parte de uma estrutura composta por músculos que atuam desde a cabeça, passando pelo tronco, e as pernas. Qualquer alteração de nossa posição bípede, implica em alteração em todos os elementos que contribuem para a dinâmica do corpo. Daqui se tem a grande necessidade de se manter os pés saudáveis. Os pés são também a base de sustentação do organismo humano, são eles que suportam o peso do corpo, ficando sujeitos a uma enorme tensão. Além de suportarem o peso do corpo, os pés estão sujeitos a um enorme desgaste.
 
 
Psoriase

A psoríase é uma doença sistêmica inflamatória crônica, não contagiosa, que afeta a pele, as laminas ungueal  (unhas) e ocasionalmente as articulações. A psoríase tem sido classificada como doença autoimune, embora sua fisiopatologia não esteja completamente esclarecida. Afeta cerca de 2% da população mundial. No Brasil os dados disponíveis são do censo Dermatológico da Sociedade Brasileira de Dermatologia em que o diagnóstico de psoríase foi verificado em 1.349 pacientes de um total de 54.519 pessoas que consultaram dermatologistas em centros público e privados totalizando 2,5% dessa amostra. Pode ser incapacitante tanto pelas lesões cutâneas - fator importante de dificuldade de inserção social – quanto pela presença da forma articular que configura a artrite psoriásica. A psoríase tem importante impacto no prejuízo à qualidade de vida dos pacientes. O prejuízo na qualidade de vida pode ser importante mesmo em pacientes com áreas pequenas de acometimento (palmas das mãos e plantas dos pés). Elimine qualquer preconceito, psoríase não é contagiosa; ninguém transmite psoríase, portanto ninguém contrai psoríase.                                      Sintomas:                                                                           Inicia com pequenas placas, descamativas, com ou sem relevo (infiltração). Pode, a partir daí, se manter estável ou estender-se com tamanho variável, pelo corpo, principalmente couro cabeludo, joelhos, costas, nádegas ou cotovelos. Também acomete as sobrancelhas, axilas, umbigo, virilha e unhas. Em geral a psoríase localizada produz somente sintomas e sinais relativos à própria lesão (desconforto estético, descamação e prurido).

 
 
Reflexologia Linfática Podal
Drenagem Linfática Podal é uma técnica de massagem que consiste na aplicação de pressões em pontos reflexos específicos localizados nos pés e que correspondem às diferentes zonas do corpo.
O objetivo é tratar a pessoa inteiramente e induzi-la a um estado de equilíbrio e harmonia. Baseia-se no princípio de que existem áreas ou pontos reflexos nos pés que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar esses reflexos, o corpo é beneficiado de diversas maneiras
 
 
Reflexologia Podal

A Reflexologia dos Pés é uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos dos pés, aos quais correspondem regiões e órgãos do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto experimentado nos pontos trabalhados, é possível perceber quais partes do corpo registram desequilíbrio.

A Reflexologia pode ser utilizada integrando os princípios da Medicina tradicional Chinesa.

Objetivo:

A Reflexologia dos Pés tem como principal objetivo atuar na prevenção e no auxílio ao tratamento de disfunções do corpo, através da pressão nas zonas reflexas dos pés.

É utilizada também para re-equilibrar o corpo, reduzir tensões, atingir o relaxamento, melhorar a circulação sanguínea e dissolver os cristais de cálcio e ácido úrico depositados nos pés.

 
 
 
 
Calo e Calosidade
Correção de Lâminas
Cuidados em geral nos pés
Curativos
Descolamento de Unhas
Frieira
Fungos
Granuloma
Hidratação
Micose interdigital
Micose nas unhas
Olho de Peixe
Órteses
Rachaduras
Unha Encravada
Verruga Plantar
Verrugas
 
voltar